Copyright © 2002-2019 Escape Travel Advisors

Um lugar poderoso, sem dúvidas. Às margens do célebre Canal de Beagle e na rota entre o Oriente e Ocidente, Ushuaia é internacional e transpira uma vivacidade inesperada para uma latitude tão baixa. Entretanto, a cidade de 65 mil habitantes consegue dialogar com harmonia com um ecossistema maior, que engloba a base da Cordilheira dos Andes, com montanhas, geleiras e bosques frondosos e um mar com fauna abundante. Não bastasse isso, no inverno a região oferece condições de neve fresca muito favoráveis à pratica de esqui e snowboard, especialmente nas estações de Cerro Castor e Cerro Martial. Ponto de parada de navios que percorrem os canais chilenos, Ushuaia dispõe de um porto com capacidade para embarcações grandes, inclusive barcos que partem rumo ao continente antártico durante o verão, entre novembro e março. Fora do inverno recomenda-se outras atividades, como a navegação pelo Beagle, com a visita a colônias de pinguins e leões-marinhos, além da possibilidade de avistar golfinhos e baleias nas proximidades do Farol do Fim do Mundo. Cenário de deslumbrantes caminhadas, o Parque Nacional da Terra do Fogo preserva trechos intactos de floresta, da forma como os povos nativos a viviam centenas de anos atrás. Lagoas de cor esmeralda, picos nevados e vida selvagem compõem a dimensão natural de uma Ushuaia cujo passado já abrigou um presidio, hoje transformado em museu, mas que ainda vibra com histórias sinceras e autênticas. Venha viver a sua.

O que fazer

Ironicamente, o Fim do Mundo é o início de um universo cheio de possibilidades. E está no DNA do Los Cauquenes oferecer atividades ao ar livre para os seus hóspedes, pois só assim a experiência patagônica estará completa. Aliás, as atividades ao ar livre sintetizam o espírito desbravador dos pioneiros da região, que ainda mantém aspecto selvagem e intocado sob muitos prismas. No cardápio, caminhadas pelo preservado Parque Nacional da Terra do Fogo, passando por mirantes lindíssimos como Lapataia e Puerto Almanza. Ou então, dedique-se a subir até o Glaciar Martial, uma geleira que vai revelando aos poucos a mais bela vista sobre Ushuaia e o Canal de Beagle. Amantes das águas podem se desafiar com uma jornada de caiaque pelo famoso canal que liga dois oceanos. Famílias ou crianças de todas as idades certamente se emocionarão com a vida em estado puro da Pinguinera, uma imensa colônia de pinguins de várias espécies. No rol das atividades leves, porém recompensadoras, aulas de culinária regional e uma viagem especial a bordo do tradicional Trem do Fim do Mundo, na primeira classe, com paparicos e o melhor serviço. Afinal, você merece.

Como chegar

Há voos diários da Latam e da Aerolíneas Argentinas rumo a Ushuaia saindo de São Paulo, com conexão em Buenos Aires.

Onde ficar

Los Cauquenes Resort

Um lugar reconhecido como o Fim do Mundo carrega por si só algo de intenso e excitante. Sem contar as montanhas, baías e enseadas que justificam muito mais a visita do que simplesmente o fato de ser o trecho de terra mais austral do planeta. E tudo isso poderia se tratar de um ambiente desértico e inóspito, mas não, a vida floresce nos arredores de Ushuaia, nos bosques que a cercam, nos lagos de tons surreais e à beira do mar. Além disso, estamos em plena Terra do Fogo, na região da Patagônia argentina, com uma série de tradições e um passado repleto de histórias. Em plena ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico, o ponto de partida para explorar a Antártica, Ushuaia emana uma alma plural e bastante cosmopolita, ao mesmo tempo em que preserva um espírito patagônico singular. Um destino com atividades ao ar livre para todas as épocas do ano, desde navegações pelo Canal de Beagle até estações de esqui de primeira qualidade. O fim do mundo pode ser apenas o começo de uma experiência muito vívida.

1/10

Los Cauquenes Resort