
Bryce Canyon
Utah, Estados Unidos
O Parque Nacional Bryce Canyon abriga seus “hoodoos”, nome dado pelos índios Paiute aos pilares rochosos espalhados pela região. Os Paiute acreditavam que essas estruturas intricadas eram anciãos petrificados e condenados a passar a eternidade como pedras. Hoje os “hoodoos” são um elemento fabuloso de uma paisagem que ora parece encantada, ora amaldiçoada.
Algumas formações rochosas espalhadas pelo parque receberam nomes como Martelo de Thor, Muralha de Janelas, Peças de Xadrez, Ponte da Torre e a Grande Escadaria, todas formadas por milênios de erosão. Como observou um agrimensor do governo que visitou o local em 1876: "Há cavernas profundas e espaços que lembram ruínas de prisões, castelos e igrejas, com muralhas protegidas, torres e torretas, formando o cenário mais selvagem e assombroso que o olho do homem já contemplou".
Estas estruturas ficam ainda mais espetaculares graças aos, não menos, de 60 tons diferentes de cor de calcário, arenito e xisto limoso dos quais são formadas. No calor do dia, essas tonalidades fortes parecem vibrar de calor; ao anoitecer, elas se suavizam, enquanto as sombras formadas se alongam. Por conta da ausência de luz artificial ao redor, quando a noite finalmente cai, a área mergulha na escuridão completa. Alguns visitantes às vezes vão ao cânion à noite para olhar, maravilhados, as milhares de estrelas visíveis em um céu sem luar.
Fotos Locais


